Bom, sabemos que trabalhar com projetos em educação nos remete a pensar no futuro com os pés no chão, desenhar o que está por vir, fazer uma antecipação de onde queremos chegar. É compartilhar desejos, sonhos, ideias, perspectivas e interesses. O projeto é uma investigação aprofundada sobre algum tema, que precisa fazer parte da curiosidade, do desejo de descoberta tanto dos alunos quanto de professores.
Como elaborar um Projeto Pedagógico
1. Como fazer um projeto? Tema do Projeto – a questão apresentada pelo educador, pode não ser um problema para o aluno, por isso podemos permitir que os alunos definam os temas, que formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e alcançar soluções.
• Trabalho em grupo – é enriquecedor, pois cada um poderá contribuir de maneira criativa para realização de um trabalho coletivo (uma rede), de acordo com seu interesse, trocando idéias, discussões, ou melhor um processo de construção de cooperação.
• Trabalho em grupo – é enriquecedor, pois cada um poderá contribuir de maneira criativa para realização de um trabalho coletivo (uma rede), de acordo com seu interesse, trocando idéias, discussões, ou melhor um processo de construção de cooperação.
2. Como fazer um projeto? Tema do Projeto definido por: alunos professores comunidade. Explorar uma questão; Definir os problemas; Soluções.
3. Como fazer um projeto? trabalhar em grupos enriquece o trabalho; Contribuição criativa; Troca de idéias e discussões.
4. Projeto: Nome/Título
• Justificativa (por que?)
• Objetivos (necessidades a alcançar)
• Atividades (o que fazer?)
• Estratégias (como fazer?)
• Acompanhamento (direcionamento)
• Avaliação (estímulo).
• Justificativa (por que?)
• Objetivos (necessidades a alcançar)
• Atividades (o que fazer?)
• Estratégias (como fazer?)
• Acompanhamento (direcionamento)
• Avaliação (estímulo).
5. Como fazer um projeto? Acompanhamento do Projeto
• Avaliação do processo de desenvolvimento do aluno durante a realização do projeto.
• Perguntar.
• Contra-argumentar
• Orientar sem fornecer soluções.
• Avaliação do processo de desenvolvimento do aluno durante a realização do projeto.
• Perguntar.
• Contra-argumentar
• Orientar sem fornecer soluções.
6. Uso de mídias e tecnologia
•internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora etc.
•Pastas e sub-pastas; grupos; apresentação; outras ferramentas(power point,word, paint, porta USB, etc.)
•internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora etc.
•Pastas e sub-pastas; grupos; apresentação; outras ferramentas(power point,word, paint, porta USB, etc.)
7. Outras atividades paralelas:
• Show de talentos
• Exposição de desenhos
•Exposição de fotos
•Desfile de modas
•Painel de poesia
•Jogral
•Leitura de textos (Art. da Constituição Federal, Passagens históricas, etc.)
•Teatro.
• Show de talentos
• Exposição de desenhos
•Exposição de fotos
•Desfile de modas
•Painel de poesia
•Jogral
•Leitura de textos (Art. da Constituição Federal, Passagens históricas, etc.)
•Teatro.
DICAS:
- Estar sempre interagindo com os alunos;
- Dinamizar ao máximo as atividades;
- Avaliar cada tarefa, sem deixar que as atividades se acumulem muito;
- Incentivar a participação dos professores e dos alunos em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
- Explicar detalhadamente cada atividade;
- Se colocar sempre a disposição para eventuais dúvidas;
- Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.
- Estar sempre interagindo com os alunos;
- Dinamizar ao máximo as atividades;
- Avaliar cada tarefa, sem deixar que as atividades se acumulem muito;
- Incentivar a participação dos professores e dos alunos em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
- Explicar detalhadamente cada atividade;
- Se colocar sempre a disposição para eventuais dúvidas;
- Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.
Saiba mais em:<http://www.pedagogia.com.br/projetos/como.php>.
Bom, agora vamos aprender um pouco com esses exemplos de projetos feitos na escola, com os alunos do Ensino Fundamental I
Projeto de Meio Ambiente desenvolve viveiro de mudas
TAPERA – Os alunos participantes do Projeto de Meio Ambiente, do Programa Mais Educação, coordenados pela professora Miriam Visoto, estão desenvolvendo a atividade de viveiro de mudas.
Os alunos coletaram sementes de plantas nativas em casa e no pátio da Escola para posteriormente serem plantadas com a terra produzida na composteira da Escola, com restos de lixo orgânico e colocadas em caixas de leite e suco trazidas pelos alunos e separadas na cozinha.
Nesta atividade os alunos realizaram na prática o cuidado com o meio ambiente utilizando de forma consciente os materiais recicláveis e produzidos na escola. Além disso, produzirão mudas de árvores nativas como a cerejeira e a pitangueira.
Saiba mais:<http://jeacontece.com.br/?p=30217>.
Projeto de horta escolar incentiva educação
ambiental em Maceió
Alunos aprendem na prática o cultivo de alimentos saudáveis.
Atividades tem ajudado no aprendizado dos estudantes.
O projeto Hortas na Escola, idealizado pela bióloga e professora Maria Célia Aroucha, começou a ser implantado em escolas públicas de Maceió no final do ano passado e já apresenta bons resultados. As atividades envolvem toda a comunidade escolar e, além dos benefícios alimentares, têm sido uma forma de aprendizado saudável e criativa.
Saiba mais em:<http://hortasnaescola.blogspot.com.br/2013/06/publicado-na-g1globocom-materia-sobre.html>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário