sábado, 23 de maio de 2015

Filmes


Os filmes dão suporte e subsídios para trabalhar inúmeros conteúdos,   estimulam debates, a formação crítica e reflexiva do professor e permite  ampliar a  percepção sobre o assunto.
Conta Silvinha Meireles, coordenadora do programa Cine-Educação, da Cinemateca de São Paulo, que "o professor deve-se mostrar como um espectador crítico e experiente para que os alunos aprendam a se posicionar frente ao que veem".

Saiba mais em:<http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/cinema-escola-filmes-tecnologia-audiovisual-556044.shtml>.


Ser e ter ( Être et Avoir)



O filme francês expõe o choque cultural e social dentro de uma sala de aula, entre professor e alunos que vivem em constante conflito. Como sustentar um projeto pedagógico quando os estudantes não demonstram disposição e interesse é o foco da questão.
Inspirado no fenômeno francês das escolas-de-uma-turma-sé, Ser e Ter mostra a vida de uma pequena escola durante o ano letivo, onde crianças de 04 e 10 anos, compartilham a sala e aprendem juntas as mais variadas matérias, tudo com um professor extremamente dedicado e paciente, que conduz as crianças à adolescência, respondendo às suas argumentações e ouvindo seus problemas. 

Saiba mais sobre este filme: <http://www.interfilmes.com/filme_15526_Ser.e.Ter-%28Etre.et.avoir%29.html>.


Nenhum a menos- (Yi Ge Dou Bu Neng Shao)
O filme revela as condições da educação na zona rural da China, uma escola precária sem estrutura, sem materiais didáticos, uma sala apertada no  qual o único recurso didático que o professor utilizava era o quadro e o giz, que separava um  para dia letivo.  O professor se vê obrigado a se afastar do trabalho por um mês e a única pessoa  para substituí-lo  é uma garota de 13 anos de idade que se chama Wei, que recebe  ordens  para  manter  todos os alunos na escola. Persistente ela luta para resgatar um de seus alunos que fora obrigado ir para a cidade para trabalhar. É nesse momento como o apoio dos alunos que a professora Wei consegue ir para a cidade para trazê-lo de volta.
 Saiba mais sobre este filme em:< http://www.infoescola.com/cinema/nenhum-a-menos>.


Uma professora muito maluquinha


Catharina foi enviada à cidade grande para estudar quando criança. Aos 18 anos retorna a cidade natal e começa a lecionar na escola. O único problema é que ela provoca um rebuliço na cidade por causa de seus métodos pedagógicos não convencionais e começa a incomodar os professores tradicionais que tentam derrubar a querida professorinha, que conquistou o coração da turma. Pressionada, ela fica dividida entre a paixão pelo ensino e o amor proibido que aflora o seu coração e fica cada vez mais forte.   

Saiba mais em:<http://www.adorocinema.com/filmes/filme-202412/>.


Entre os muros da escola

O filme retrata e reforça os muros da desigualdade sociais entre o professor e o aluno. O professor Françóis Marim, tem como meta, fazer com que os alunos aprendam o idioma francês e assumam uma postura homogênea,  uma tarefa dificil, dado as diferenças dos alunos pela formação cultural, ecnômica e sobre tudo racial dos alunos.


Saiba mais em: <http://cinema.uol.com.br/ultnot/2009/03/11/ult4332u1035.jhtm>.



Nenhum comentário:

Postar um comentário