É um tipo de comunicação oral entre dois interlocutores sendo que, um deles caberá
o papel de perguntar e o outro de responder. Para que ocorra o sucesso em uma
entrevista, é necessário a preparação de um questionário que deve ser ordenado
de forma lógica, de acordo com a personalidade ao nível sociocultural do
interlocutor que será entrevistado e preparando-se também para eventuais imprevistos
e finalmente a construção da redação das respostas feita cuidadosamente para
não distorcer o conteúdo da fala do entrevistado.
Na
sala de aula o professor pode trabalhar com os alunos, para que entrevistem
pessoas da escola, da comunidade para algum propósito especial, o Corpo de
Bombeiros, por exemplo, antes da festa junina e entrevistar o professor como exemplo que segue abaixo.
Entrevista com um professor de História
01) O
que o conteúdo de História representa para você em sala de aula?
Resposta:
Representa
um olhar refinado, um diferencial em relação ao senso comum. As aulas de
História bem fundamentadas darão condições às gerações de se posicionar diante
das questões políticas, sociais, culturais, gênero e raça.
02) Qual
a realidade que você vê sobre os alunos durante as suas aulas?
Resposta:
Os
alunos trazem do cotidiano o senso comum e uma insatisfação no que diz respeito
ao conhecimento histórico, o que é normal. Em si, tratando do conhecimento
histórico, as pessoas de maneira geral se apegam as suas próprias verdades, o
que acaba gerando uma resistência a uma posição metodológica, cientifica. Porém,
os alunos têm uma aceitação quando consigo atraí-los ao que esta sendo
abordado.
03) Qual
a dinâmica usada por você em sala de aula para passar o conteúdo aos alunos?
Resposta:
Gosto
de usar vídeos, músicas, trabalhos em grupo, reportagens de revistas e jornais
de outrora e dos dias atuais. Acho importante a comparação entre o
contemporâneo e o clássico. Utilizo também as aulas expositivas, a análise do
texto e de fontes materiais. Ensinar História além de tudo é preparar os alunos
e alunas para saber escrever se posicionando diante do mundo.
04) Você
acha que o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental é
completo? Se a resposta for negativa, o que precisa melhorar?
Os
alunos chegam ao 6° ano ainda muito dependentes, o que dificulta um pouco a
análise histórica, haja vista que é essencial que os meninos e meninas tenham
uma clareza ao escrever e não simplesmente ser um copiador, levando em conta
que só existe pedagogo no ensino fundamental e muito provavelmente estes alunos
estarão desamparados.
Um
problema gravíssimo é a má formação dos pedagogos, principalmente se tratando
do conhecimento histórico. É muito comum a defesa de materiais jornalísticos,
conteúdos religiosos e de posições sem nenhuma fundamentação científica, o que
explica a resistência dos alunos ao conteúdo. Porém, isto não é mérito dos
pedagogos, mas da formação dos profissionais de educação, sobretudo, dos que
estão dando aulas nas universidades. Penso que há que ter uma seriedade maior
ao método e, sobretudo, um respeito ao conhecimento.
É
importante que os professores das séries iniciais preparem os alunos para
saberem o quanto é maravilhoso o conhecimento, mostrando os caminhos e como seguir.
Neste processo, o mais importante seria justamente o convencimento dos
responsáveis pela criança. A meu ver é responsabilidade do professor orientar os
responsáveis e os responsáveis de como fazer para que as crianças tenham êxito
na aprendizagem.
A.C.R
Formação:
Graduado
em História pela UPIS –União Pioneira de Integração Social.
Graduado
em pedagogia pela Faculdade Albert Einstein.
Pós
graduado em Orientação Pedagógica Pela Faculdade Albert Einstein.
Pós
graduado em TDAH pela Faculdade Albert Einstein.
GOMES,
Maria Lúcia de Castro Gomes. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2 ed.
Editora IBPEX. São Paulo. 2011.
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